quarta-feira, 24 de março de 2010

CORES NO CASAMENTO E SEUS SIGNIFICADOS

Falar das cores é sempre um assunto que me comeve. Porque, como artista plástica, adoro esse tema. Andei pesquisando à respeito das cores no casamento e descobri, que nem sempre as noivas vestiram branco. Na Idade Média, vestiam vermelho, dourado e preto, preferencialmente. O branco, era vetado, porque estava ligado aos rituais pagãos. Na Índia, ainda é tradição o uso de vermelho. Fala-se muito que, o costume das noivas vestirem branco, ocorreu a partir da Rainha Vitória, no final do sec. XIX. Ela, foi a primeira nobre a se casar por amor e de branco, quebrando convenções. Inclusive, comenta-se que a moça pediu o noivo em casamento, o seu primo, Albert. E a partir daí, o assunto correu a corte e as noivas, passaram a imitar a fofa, usando branco.


Recentemente, vi num noticiário, que apedrejaram uma noiva, na Inglaterra, porque a jovem escolheu preto para usar no casamento...
Mas, barbarismos e intolerâncias à parte, cor significa luz. É a sensação provocada pela luz nos nossos olhos. O branco é a ausência total de cor, é luz pura. Enquanto que o preto, é ausência de luz, é cor nenhuma. A Cor acalma, comunica, expressa, reverencia, aquece, acolhe, amplia, reduz, esfria e dizem até, que respira. Enfim, no meu entendimento, a cor fala mais que palavras.
As cores possuem significados próprios e utilizá-las, expressa emoções. Ao escolhermos as cores da decoração, do buquê, do vestuário, estamos comunicando emoções, sentimentos de amor, paixão, alegria, paz, liberdade, fraternidade, verdade,fé e até mesmo tristeza. .. Isso serve para todos nós, inclusive , vestuário de padrinhos e convidados.
No reino animal, por exemplo, os animais que possuem a cor vermelha, são em geral, venenosos e utilizam o veneno para defender-se. O vermelho, é uma cor de proteção e em demasia , pode se tornar agressiva


Na tabela abaixo , vejamos alguns significados primários, já que o estudo das cores é bem mais complexo:

Branco - claridade, pureza, iluminação , paz
Amarelo - otimismo, alegria, comunicação , concentração
Vermelho -vida, energia, paixão, proteção
Laranja -alegria, energia, vivacidade, espontaneidade
Verde -harmonia, calma, esperança , tranquilidade
Azul -fidelidade, calma, pureza , liberdade
Violeta -inspiração, criatividade , espiritualidade, intuição
Turqueza -verdade, criatividade, clareza mental
Rosa -Amor, fraternidade, afetividade , calor humano
Cinza - estabilidade, indiferença, tristeza
Preto -Escuridão, isolamento, medo
Ouro -força, confiança, compaixão
Marrom- maturidade, resistência, dedicação, determinação
Bege- passividade, acolhimento, (bege escuro- aconchego)
Prata- novidade, inovação, luminosidade

Imagem: M.Stewart























































segunda-feira, 22 de março de 2010

Noivinhos em Madeira





Este casal fofo de noivinhos em madeira de cajazeira, é mais uma das criação do artista plástico, visite o blog Bado de Olinda (http://badodeolinda.blogspot.com/), para conhecer outras peças do artista. 































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...